Como tirar fotos de ebooks para o Instagram

fotos de ebooks para o instagram

Esta semana celebramos o Dia Mundial da Língua Portuguesa.

E com as celebrações vieram as discussões sobre as barreiras que os novos autores encontram no mercado editorial português e sobre os benefícios e malefícios das parcerias entre autores e produtores de conteúdo para o Instagram, Youtube e blogosfera.

No mercado editorial internacional, os custos das cópias de revisão ou das cópias avançadas de leitura (“Advance Reading Copy” ou ARC) são suportados pela própria editora. Em Portugal, grande parte destes custos (senão todos) recaem sobre os próprios autores.

Como produtores de conteúdo, pouco podemos fazer para mudar o mercado editorial português, mas podemos mudar um pouco a forma como abordamos as nossas parcerias com autores. Uma forma simples de aliviar os custos para o autor é estarmos dispostos a trabalhar com ebooks em vez de livros físicos sempre que nos for possível.

Sei que aqueles que estão dispostos a trabalhar com ebooks representam uma minoria, contudo, sei que algumas pessoas ainda não deram o “salto” por razões de logística. Afinal de contas, um livro físico é muito mais fotogénico que um ebook. Mas será que podemos mudar isso?

No vídeo de hoje quero mostrar como é que, usando apenas ferramentas gratuitas, podemos tirar fotos bonitas de ebooks para o nosso Instagram:

A capa que usei para este tutorial pertence ao livro “Sombras” da Patrícia Morais que podem encontrar na Wook.

O programa que usei para a edição da foto foi o GNU Image Manipulation Program também conhecido por GIMP. E a textura que usei para esta foto pode ser descarregada gratuitamente no site Photoshop Supply.

Espero que tenham gostado deste tutorial. Se tiverem dúvidas, deixem-nas nos comentários.

Fica aqui uma dica extra: estas ferramentas também podem ser usadas para colocar capas de livros em ecrãs de telemóvel, tablet, ou até ser usadas para substituir a capa de um livro físico!

Se gostaram deste vídeo, não se esqueçam de partilhar! Boas parcerias.

Sharing is caring!

0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comments
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x